Como a Equipe Furacão 2000 se tornou referência de funk no Brasil

Furacão 2000 é uma equipe de som, produtora e gravadora carioca que produz coletâneas e shows de funk carioca.



Foi uma das principais responsáveis pela divulgação do funk carioca nos anos 1990 e a popularização do gênero pelo país, que é uma variação do Miami Bass. Teve início após a fusão de duas equipes de som na década de 1970: a Som 2000, de Rômulo Costa e a Guarani 2000, de Gilberto Guarani. Inicialmente realizava bailes de soul e funk

Nessa época as letras do funk carioca falavam das dificuldades que os moradores de favelas do Rio de Janeiro passavam como a discriminação racial e social vista em todos os lugares, praças, shopping, praias, cinemas, teatro, estádio de futebol (Maracanã), e outros.

Os MC´s de sucesso desse tempo eram MC William e Duda, MC Marcinho, MC Danda e Tafarel, MC Galo, Mr. Catra, MC Vinícius e Andinho, Claudinho e Buchecha, Márcio e Goró, MC Mascote, MC Suel e Amaro, MC Teco e Buzunga, Latino, MC Marquinhos e Dollores, Força do Rap, MC Márcio e Vitor, MC Pixote, MC Júnior e Leonardo, Cidinho e Doca e outros.



O funk carioca apresentava um discurso contra as brigas nos bailes funk, o chamado "corredor", formados por pessoas que se denominavam fazer parte do lado A e do lado B, e que assim se organizavam e brigavam.

As letras falavam ainda das revistas policiais que os jovens moradores de favelas passavam em público, e que nessa época era visto como arma político-ideológica, além de temas relacionados ao amor (funk melody).

Comentários

Obrigado pela participação

Arquivo do Blog

Formulário de contato

Enviar